Acusado do feminicídio de Rayane Cristina é preso em Ubatuba, após investigações de policiais civis de Caçapava. Matheus de Oliveira foi preso nesta segunda-feira (14/04) em um bar no Sertão da Quina. Jovem é acusado de matar Rayane Cristina Dantas e balear o irmão dela, de 15 anos, no bairro Pinus do Iriguassu, em Caçapava. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O feminicídio de Rayane Cristina Dantas, de 19 anos, ocorreu em 29 de dezembro de 2024. No mesmo crime, o irmão da vítima, um adolescente de 15 anos, foi baleado, mas sobreviveu.
Prisão em bar e apreensão de arma de uso restrito
A prisão aconteceu durante uma abordagem da Polícia Militar em um bar, localizado na Estrada do Araribá, no bairro Sertão da Quina, em Ubatuba. Durante toda a investigação, policiais civis de Caçapava trabalharam em conjunto com a Polícia Militar e no monitoramento de Matheus. Matheus estava acompanhado de um jovem, de 23 anos, que foi preso em flagrante por posse de arma de fogo com numeração suprimida, calibre .32.
Durante a abordagem, os policiais constataram que havia um mandado de prisão em aberto contra Matheus pelo crime em Caçapava. Já o amigo confessou possuir uma arma escondida em sua residência e levou os agentes até o imóvel, onde o revólver foi localizado. A arma tinha três cartuchos íntegros e um deflagrado.
Adolescente já havia sido apreendido anteriormente
Um adolescente de 16 anos, também envolvido no crime contra Rayane, já havia sido apreendido em São José dos Campos. Contra ele havia mandado de busca e apreensão, expedido em 4 de janeiro. A apreensão ocorreu poucos dias depois do assassinato.
O adolescente segue apreendido na Fundação Casa.
Prisão preventiva e indiciamento
Matheus foi encaminhado à Delegacia de Ubatuba, onde teve a prisão preventiva cumprida. Ele foi formalmente indiciado e será transferido ao sistema prisional. O amigo, por sua vez, foi autuado em flagrante com base no artigo 16 do Estatuto do Desarmamento, que trata da posse de arma com numeração raspada.
A Polícia Civil segue com a investigação do caso e trabalha com a hipótese de que o crime foi premeditado. A motivação ainda está sob apuração, mas o caso é tratado como feminicídio qualificado e tentativa de homicídio.
O Crime
A morte de Rayane Cristina Dantas ocorreu por volta das 00h12, de um domingo (29/12/24), quando ela e o irmão foram atingidos por disparos de arma de fogo, que teriam sido efetuados pelo ex-namorado da jovem, Matheus.
As vítimas estavam na rua indo buscar um copo de bebida quando o autor, acompanhado de um comparsa, passou em um veículo preto, um Celta, e realizou os disparos. Rayane foi atingida por dois tiros no tórax, enquanto seu irmão foi atingido por um tiro na mesma região. Ambos foram socorridos por populares e levados para o Hospital Fusam, onde Rayane não resistiu aos ferimentos e morreu. O adolescente recebeu atendimento médico e, sobreviveu.
Na ocasião, os suspeitos fugiram do local e estão sendo procurados pela Polícia Civil.
Leia mais sobre o crime
- “A única coisa que eu quero é Justiça”, diz mãe de Rayane, em Caçapava
- ENTREVISTA: Parentes relatam que Rayane, morta a tiros, tinha medida protetiva e era agredida com frequência, pelo ex
- Polícia apreende adolescente que teria participado da morte da jovem Rayane, em Caçapava
Perguntas Frequentes
Quem é Matheus de Oliveira?
É acusado e foi preso pela morte de Rayane Cristina Dantas, de 19 anos, ocorrida em 29 de dezembro de 2024 em Caçapava.
Onde ele foi preso?
Em um bar no Sertão da Quina, em Ubatuba, durante patrulhamento da Polícia Militar.
O que aconteceu no crime?
Rayane foi morta com disparos de arma de fogo e seu irmão, de 15 anos, também foi baleado, mas sobreviveu.
Havia outro envolvido?
Sim. Um adolescente de 16 anos já havia sido apreendido dias após o crime.
O que aconteceu com o homem que estava com Matheus?
Samuel Abel de Oliveira foi preso em flagrante por posse ilegal de arma com numeração suprimida.
Siga nosso Instagram
Vale 360 News: Informação com credibilidade e cobertura completa do Vale do Paraíba
O Vale 360 News é um portal de notícias independente que traz cobertura completa dos principais acontecimentos do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. Com um jornalismo ágil, preciso e imparcial, o site se destaca pela produção de matérias detalhadas e aprofundadas, garantindo que o leitor tenha acesso a informações confiáveis e relevantes.
Leia mais
PM prende seis por tráfico de drogas e 16 kg de entorpecentes em São José dos Campos
Homem denuncia sequestro e cárcere em agência bancária de Pinda
Polícia Civil investiga morte de jovem em hotel de São José dos Campos