Comprinhas internacionais irão ficar ainda mais caras com aumento de ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços) pelos Estados. O aumento do imposto vai ser de 3%, sendo elevado de 17% para 20% em abril de 2025. A decisão foi tomada durante a 47ª Reunião Ordinária do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e DF (Comsefaz), realizada em Foz do Iguaçu (PR). CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O Comitê informou que a nova alíquota busca “alinhar o tratamento tributário aplicado às importações ao praticado para os bens comercializados no mercado interno, criando condições mais equilibradas para a produção e o comércio local”.
Os estados ainda disseram que o aumento do ICMS para comprinhas internacionais visa garantir a igualdade competitiva entre produtos importados e nacionais, promovendo o consumo de bens produzidos no Brasil. A ideia inicial era aumentar o ICMS para as comprinhas internacionais para 25%, mas ela foi abortada em abril passado.
Em agosto deste ano, as compras de até US$ 50 dólares passaram a ser taxadas com o chamado imposto de importação em 20%.
Imagem de Capa: Freepik
Siga nosso Instagram
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
São José dos Campos: Concessão do Parque da Cidade deve ser licitada em até seis meses e prevê teatro, eventos e preservação ambiental
Denúncia aponta descaso com Aterro Sanitário em Jacareí
Funcionários de empresa de Caçapava paralisam atividades por três dias. Entenda os motivos