Governo do Estado de São Paulo apresenta cronograma e desafios da Concessão do Complexo Turístico Ferroviário da Estrada de Ferro Pinda-Campos do Jordão (EFCJ). Reunião, na sexta-feira (14/03) com o prefeito Ricardo Piorino (PL), de Pinda, detalhou as fases e o investimento na revitalização. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Qual o objetivo da concessão da Estrada de Ferro Pinda-Campos do Jordão?
O objetivo principal é revitalizar e modernizar a Estrada de Ferro Campos do Jordão, impulsionando o turismo e a economia local. A concessão prevê a operação, manutenção, conservação, modernização e expansão de toda a extensão férrea e imóveis da EFCJ por 30 anos.
A reunião contou com a presença do Secretário de Parcerias e Investimentos do Governo do Estado de São Paulo, Rafael Benini, do presidente da Companhia Paulista de Parcerias Edgard Benozatti e dos secretários municipais Alexandre Pió (Comunicação) e Thais Batista (Chefe de Gabinete).
Detalhes do projeto de concessão da Estrada de Ferro Pinda-Campos do Jordão
O projeto de concessão da EFCJ está dividido em duas fases:
- Fase 1: 19 quilômetros, abrangendo o trecho Capivari a Eugênio Lefevre.
- Fase 2: 28 quilômetros, estendendo-se até o escritório administrativo da ferrovia, passando por Piracuama e Parque Reino das Águas Claras, o que vai totalizar 47 quilômetros de modernização.
O leilão para a concessão está previsto para dezembro deste ano.
Investimentos e revitalização na Estrada de Ferro Pinda-Campos do Jordão
O investimento total estimado para a primeira fase é de quase meio bilhão de reais, com aporte de R$ 342 milhões do Estado. O projeto visa revitalizar a Estrada de Ferro Pinda-Campos do Jordão e torná-la mais atrativa para o turismo.
“Nossa Estradinha ficou muitos anos sem investimentos e com seu patrimônio deteriorado, por isso a necessidade da concessão através leilão, para que seja feita a melhor parceria possível”, afirmou o prefeito Ricardo Piorino.
O Cronograma de Concessão da Estrada de Ferro-Campos do Jordão
- A consulta pública está prevista para abril.
- A publicação do edital deve ocorrer em agosto.
- Leilão em dezembro
Benefícios para Pindamonhangaba
Pindamonhangaba será beneficiada com a revitalização da Estação Sede, da Oficina e do Parque Reino das Águas Claras, com um espaço de 38 mil m².
O Parque Reino das Águas Claras terá seus espaços revitalizados e será reaberto com entrada gratuita. A revitalização inclui manutenção elétrica, hidráulica e reformas de alvenaria, além da melhoria dos espaços de lazer.
O prefeito Piorino destacou a importância do projeto para a história da cidade e a possibilidade de transformar a oficina e o almoxarifado da ferrovia em um espaço gastronômico.
Piorino tambem lembrou da proposta de incluir no projeto a mobilidade urbana de áreas rurais, interligando a comunidade do Araretama, tendo em vista a passagem do bondinho pela região da Fazenda Mombaça.
Perguntas frequentes
- Qual o valor do investimento na primeira fase?
- O investimento estimado é de quase meio bilhão de reais, com R$ 342 milhões do Estado.
- Quando será o leilão da concessão?
- O leilão está previsto para dezembro deste ano.
- Quais os benefícios para Pindamonhangaba?
- Revitalização da Estação Sede, Oficina e Parque Reino das Águas Claras.
ENTRE NO GRUPO DE NOTÍCIAS DE PINDA. É GRÁTIS!
Siga nosso Instagram
Leia mais
Criador e proprietário do site vale360news.com.br, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação de Mídias Digitais e com passagens pelas Rádios Globo e CBN, do Grupo Globo, em São Paulo, onde foi Chefe de Reportagem, apresentador, repórter e produtor. Jesse ainda coleciona passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e outras emissoras de rádio e TV do Vale do Paraíba.
Leia mais
Servidores municipais de Jacareí protestam em frente à Prefeitura contra proposta do prefeito Celso Florêncio (PL)
Médico é demitido em Taubaté após investigação por descumprimento de carga horária em UBS
Taubaté decreta situação de emergência por epidemia de dengue. Veja os dados e medidas adotadas