Feriados prolongados em 2024 serão poucos

Feriados Prolongados

Feriados prolongados em 2024 serão poucos. No contento Nacional, serão quatro: 1º de janeiro, que cai em uma segunda-feira, 13 de fevereiro, Carnaval, 29 de Março, sexta-feira Santa e 15 de Novembro, Proclamação da República. Para os paulistanos, o calendário ainda prevê um quinto feriado prolongado, de 09 de julho, que cai em uma terça-feira.

Em 2024, um ano bissexto com 366 dias, a proporção de dias de folga prolongados em relação a 2023, que contou com sete deles, será substancialmente reduzida, caindo para quatro feriados que coincidem com o fim de semana. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP

Entretanto, se considerarmos os dias facultativos nacionais, esse número aumenta para seis. A grande notícia é que apenas dois deles oferecerão uma oportunidade de “emenda” mais longa, com quatro dias de folga, que ocorrerão durante o Carnaval, em 13 de fevereiro (terça-feira), e o Corpus Christi, em 30 de maio (quinta-feira).

Embora o calendário oficial de feriados nacionais e dias facultativos de 2024 ainda não tenha sido divulgado pelo governo federal, o G1 compilou as datas com base no que foi estabelecido neste ano.

É importante lembrar que municípios e estados têm o poder de determinar, por meio de legislação própria, que dias facultativos nacionais, como Carnaval ou Corpus Christi, sejam considerados feriados locais. Essa decisão pode resultar em benefícios adicionais para os trabalhadores que têm direito a descanso durante esses períodos, proporcionando assim a possibilidade de desfrutar de dois feriados prolongados extras em 2024.

No entanto, vale ressaltar que o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro e que cairá em uma quarta-feira no próximo ano, não está incluído na lista de feriados nacionais nem de dias facultativos nacionais. Sua observância depende de leis municipais ou estaduais, o que o torna uma data especial, mas não oficial em todo o país. Em São Paulo, o dia da Consciência Negra é considerado feriado estadual.

Feriados prolongados ou nem tanto

Data Feriado Dia da semana
1° de janeiro Confraternização Universal segunda-feira
29 de março Paixão de Cristo Sexta-Feira Santa
21 de abril Tiradentes domingo
1º de maio Dia Mundial do Trabalho quarta-feira
7 de setembro Independência do Brasil sábado
12 de outubro Nossa Senhora Aparecida sábado
2 de novembro Finados sábado
15 de novembro Proclamação da República sexta-feira
25 de dezembro Natal quarta-feira

Ponto Facultativo

Data Feriado Dia da semana
12 de fevereiro Carnaval segunda-feira
13 de fevereiro Carnaval terça-feira
14 de fevereiro Carnaval Quarta-Feira de Cinzas
30 de maio Corpus Christi quinta-feira
28 de outubro Dia do Servidor Público segunda-feira

*Foto de Capa: Agência Brasil

Natal de Holambra promete ser um dos mais concorridos de São Paulo

*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias de turismo. Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo. 

Advertisement