Festival do requeijão de prato de Lagoinha (SP)

Requeijão de Prato de Lagoinha

Celebração da Festa do Requeijão de Prato de Lagoinha. ocorre nos dias 04 e 05 de Novembro, na charmosa Praça Augusto Ribeiro. A entrada para o festival é gratuita e os visitantes poderão desfrutar de uma variedade de pratos da culinária local, além de uma programação repleta de atrações musicais, shows e apresentações culturais. CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP

O Requeijão de Prato de Lagoinha, uma delícia local, foi reconhecido pela Administração Municipal no dia 1° de março de 2021 como “Patrimônio Cultural Imaterial de Lagoinha”. Muitas famílias da região vivem da produção de leite e, graças à grande oferta deste produto em Lagoinha, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, várias receitas foram criadas. Uma delas é o famoso “requeijão de prato”.

Este prato típico da Serra do Mar, mais precisamente das cidades de Lagoinha, Cunha, São Luiz do Paraitinga, Natividade da Serra e Redenção da Serra, é uma verdadeira delícia.

Ao experimentar o Requeijão de Prato de Lagoinha, você certamente irá repensar o sabor dos requeijões que encontra nos supermercados. O requeijão de prato tem um sabor único, típico da culinária paulista.

O requeijão de prato é um derivado do leite muito popular e é um item obrigatório nas padarias da cidade. Ele é um dos acompanhamentos preferidos no café da manhã dos moradores locais.

Diferente do requeijão cremoso, que foi industrializado ao longo do tempo, o requeijão de prato ou de corte tem uma consistência mais firme que combina perfeitamente com um cafezinho. Pode ser passado no pão ou até mesmo consumido puro.

Lagoinha sempre foi uma cidade com economia voltada para a pecuária. As famílias que produziam muito leite não tinham onde armazená-lo refrigerado. Então, com o coalho deste leite, faziam o “Requeijão de Prato”, evitando assim o desperdício.

A Secretaria de Agricultura de Lagoinha estima que a produção do requeijão de prato ultrapassa mil unidades por mês no município e muitas pessoas vivem desta renda.

A receita especial do Requeijão de Prato de Lagoinha

Advertisement

Ingredientes

•5 litros de leite
•½ copo de coagulante ou vinagre de álcool
•sal
•½ copo de creme de leite

Modo de preparo do requeijão de prato de Lagoinha

  • Primeiro, aqueça o leite. Aos poucos, adicione o coagulante químico ou o vinagre de álcool para fazer o coalho. Retire do fogo e peneire para separar a pasta que se forma no meio do leite. Depois, coloque essa pasta em água quente para perder o gosto forte.
  • Tire da água e coloque novamente no leite.
  • Volte a mistura para o fogo e acrescente o creme de leite e o sal. Quando ficar em ponto de “puxa”, despeje em um prato.
  • ”Ele fica assim, soltando. A gente percebe que ele vai escorrendo e esticando, quando a gente vai puxando”, ensina a cozinheira Ana Aparecida Tobias Ribeiro.
  • Depois que esfria, o que demora mais ou menos uma hora, parece que o requeijão fica duro, mas a textura é muito leve, ele se desmancha no garfo.

Tradição da culinária lagoinhense que deve ser apreciada mantida e preservada.

Festival do requeijão de prato de Lagoinha

*Foto de Capa: O Brasil Gostoso

*Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias de turismo. Ganhe tempo e receba no seu Whatsapp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo. 

Advertisement