Carros que transportaram a Rainha Elizabeth II, o Papa João II, Getúlio Vargas, além dos ex-presidentes de Portugal e França, Craveiro Lopes e Charles de Gaulle. O Fusca Conversível que levou JK. Veículos que contam histórias de um grande amor ou do desbravamento de terras pelo interior do Brasil. Carros que foram de William Bonner. Bem-vindo (a) ao Museu CARDE (Carro, Arte, Design e Educação). CLIQUE AQUI E ENTRE NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP
O Museu Carde conta a história do Brasil através dos carros. Atenção, se quiser ver tudo, fotografar e ter uma imersão completa, chegue cedo, porque você vai precisar de tempo. E uma das atrações mais concorridas antes mesmo da inauguração nesta quinta-feira (28/11), é um simulador em um protótipo Ferrari, que vai levar o visitante a uma volta na icônica pista de Interlagos.
O museu com carros que foram de personalidades históricos do Brasil eleva o patamar de qualidade dos museus no Brasil. Ele esta instalado em uma área de 200 mil metros quadrados no Alto da Boa Vista, a cerca de 10 minutos do centro da cidade. O acervo apresentado para o público conta com 100 carros, do total de mais de 500 do acervo.
Mas o museu Carde não se resume aos carros. Tem também a cenografia detalhada, tecnologia de última geração e um amplo leque de obras de arte, o CARDE busca se tornar um ponto de referência cultural e um destino turístico de destaque. Combinando objetos históricos, automóveis e tecnologia, o museu oferece uma narrativa visual e sensorial que promete atrair visitantes de todas as idades.
Carros que transportaram personalidades
Foi a bordo de um Chrysler Imperial L80 que o Papa João Paulo II viajou de Aparecida à São José dos Campos em 1980.
O Lincoln Model K levou a ex-rainha do Reino Unido, Elizabeth II. O veículo foi fabricado em 1938 e deu carona também para ex-presidente do Brasil, Getúlio Vargas, além dos ex-presidentes de Portugal e França, Craveiro Lopes e Charles de Gaulle
O Fusca conversível utilizado por Juscelino Kubitscheck na inauguração da fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, em 1959, também faz parte do Museu Carde. Na ocasião, JK desfilou pela fábrica e acenou para funcionários.
Dois carros que foram de William Bonner, apresentador do Jornal Nacional, da TV Globo, também fazem parte do acervo de carros do Museu Carde: Um Ford Escort XR3, ano 1995, e um Volkswagen Passat TS, ano 1977.
Simulador de direção e escola de restauro
Para os amantes da velocidade, o CARDE oferece uma experiência única com um simulador de uma Ferrari Testarossa restaurada, que permite que os visitantes “pilotem” em circuitos por meio de uma tela imersiva de nove metros. Além disso, o museu abriga a Escola de Restauro, que formará profissionais para a restauração de veículos antigos, uma área carente de mão-de-obra qualificada. A primeira turma de estudantes jordanenses já concluiu a restauração de um Ford T de 1923, que será uma das atrações em exposição.
Inovação e conceito único
O CARDE, além de reunir Carros, Arte, Design e Educação, foi pensado para oferecer uma experiência imersiva e única em termos de cenografia e interatividade. O museu explora a história do Brasil ao longo do século 20, utilizando o automóvel como personagem central. “Queremos que objetos que muitas vezes estão distantes de grande parte da população, como o automóvel raro, a obra de arte e até mesmo a história, agora estejam acessíveis”, destaca Luiz Goshima. São nove salas temáticas que abordam fatos históricos marcantes, permitindo que o visitante explore cada detalhe por meio de painéis de LED, sistemas de som 5.1 e monitores touchscreen.
Obras de arte de renomados artistas
Além dos automóveis, o CARDE possui uma vasta coleção de obras de arte de nomes consagrados, como Candido Portinari, Di Cavalcanti, Heitor dos Prazeres e Vik Muniz. As peças estão espalhadas pelo museu e ajudam a contextualizar as décadas e movimentos históricos representados. Cada obra, como as “joias crioulas” da coleção de Emanoel Araújo, reforça a narrativa do museu, que pretende conectar os visitantes com a história do Brasil e seu rico patrimônio artístico.
Salas temáticas e narrativa histórica
As salas temáticas, localizadas no térreo, são organizadas de acordo com períodos históricos. Cada ambiente foi cuidadosamente decorado para refletir acontecimentos marcantes da época e conta com automóveis icônicos. Um dos destaques é a sala que narra o romance entre Henrique Lage e Gabriella Besanzoni, com uma reprodução do famoso Palacete do Parque Lage, no Rio de Janeiro. O visitante se encontra em um espaço que oferece um passeio pelo passado e pelas mudanças sociais, explorando a relação entre história, cultura e mobilidade.
Design e tecnologia imersiva
No primeiro andar, a exposição “O Design e a Evolução da Forma e da Tecnologia” exibe a trajetória do design automobilístico em um espaço que utiliza tecnologias de ponta. O destaque é a Sala de Hologramas de Automóveis, onde os visitantes podem visualizar modelos históricos em detalhes. Além disso, totens interativos exploram a conexão do design dos automóveis com a arte, a arquitetura e a moda de cada época, trazendo uma perspectiva abrangente da evolução visual e funcional dos veículos.
Homenagem a Campos do Jordão
Uma das áreas do museu é dedicada à história e à cultura de Campos do Jordão, cidade que abriga o CARDE. Essa homenagem inclui um tradicional ônibus jardineira, uma tela de LED com imagens em computação gráfica e depoimentos de moradores sobre as tradições locais. Esse ambiente oferece uma visão nostálgica e afetiva da cidade, conhecida como um dos destinos turísticos mais altos do Brasil, conectando o visitante com suas memórias e cultura.
Projetos sociais e educacionais
Integrado à Fundação Lia Maria Aguiar, o CARDE envolve projetos sociais que visam a transformação educacional e a inclusão social. Jovens formados pela Fundação atuam como monitores do museu, e estudantes de teatro interpretam personagens históricos para enriquecer a experiência dos visitantes. A formação profissionalizante em áreas técnicas de tecnologia é um dos diferenciais, proporcionando aos monitores uma qualificação completa. A Fundação também desenvolve campanhas sobre educação no trânsito e segurança para conscientizar os visitantes.
O CARDE é um projeto ambicioso e inovador, que promete não apenas preservar a história do automóvel, mas também educar, inspirar e envolver o público em um ambiente que une cultura, design e tecnologia.
Não perca a oportunidade de ficar bem-informado sobre as notícias. Ganhe tempo e receba no seu WhatsApp. Aperte o botão abaixo e entre no nosso grupo.